Ensino Médio - Colégio Conquista

Ensino Médio é reestruturados e desenvolvidos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II até 3ª série do Ensino Médio

Ensino Médio é ensinar é fazer pensar, é estimular para a identificação e resolução de problemas.

Disciplinas do Ensino Médio no Colégio Conquista

Ciências Químicas, Físicas, Biológicas:

  • A proposta de ensino das Ciências químicas, físicas e biológicas se fundamentam na construção do pensamento científico acerca dos fenômenos que regem os processos evidenciados na natureza. Contempla também, de forma crítica, a intervenção humana no espaço natural em diferentes épocas de sua existência.
  • A relação e organização dos conteúdos levam em consideração o conhecimento historicamente produzido. Dessa forma, são priorizados conteúdos que apresentam relevância social e que possam, de maneira decisiva, contribuir para o desenvolvimento intelectual do aluno.
  • Os aspectos que caracterizam o trabalho pedagógico orbitam, de forma integrada, quatro eixos temáticos: Ambiente, Ser humano e saúde, Tecnologia e Astronomia. Na organização dos referidos eixos, muitas situações de caráter cientifico surgem como ponto de referência . São elas: a observação, a pesquisa, o levantamento de hipóteses e as muitas possibilidades de reconstrução de significados.

Geografia:

  • A proposta para o ensino de Geografia está apoiada quatro eixos fundamentais: Espaço e representação, Sociedade, Natureza e Trabalho. O espaço geográfico é construído pelas sociedades por meio da transformação da natureza pelo trabalho humano. Nesse sentido, os eixos norteadores se integram e possibilitam a análise dos diversos conteúdos de maneira relacional.
  • O material didático trabalha também a representação do espaço em seus fenômenos naturais, socioeconômico, políticos e culturais, proporcionando a alfabetização cartográfica necessária para desenvolver a orientação espacial e síntese dos aspectos estudados.
  • A abordagem da natureza é realizada sob o ponto de vista socioambiental, desenvolvendo consciência crítica em relação aos problemas ambientais e sociais que afligem a humanidade neste início de milênio.

História:

  • A proposta do material didático para a área de história privilegia as novas tendências do estudo dessa disciplina, dando mais abrangência e enriquecimento aos conteúdos. O estudo da história, enfatizando as relações políticas, econômicas, socioculturais e artísticas presentes na sociedade brasileira no decorrer do tempo, proporciona aos nossos alunos o estudo de suas origens, as transformações ocorridas no Brasil, com o passar dos séculos e permite conhecer e compreender a atualidade.
  • Os conteúdos são apresentados de forma adequada ao nível de maturidade e compreensão dos alunos de cada série. Além disso, são tratados de forma prazerosa e desafiadora, apresentando sempre rigor conceitual e gerando possibilidades de estabelecer relações, comparações e debates.
  • A utilização de diversos tipos de linguagem, alem de tornar o ato de ensinar e aprender muito mais rico, possibilita o desenvolvimento do apreço, por diversas expressões artísticas. O entrosamento da história com as demais áreas do conhecimento gera a possibilidade de um maior diálogo entre as diversas disciplinas e, consequentemente, a formação de uma visão mais completa de mundo. É também objetivo primordial da presente proposta a formação de cidadãos conscientes da realidade que os cerca, críticos, atuantes e despojados de preconceitos de qualquer tipo.

Inglês e Espanhol:

  • A proposta de Língua Estrangeira do Material Didático para a Primeira Fase do Ensino Fundamental possibilita á criança a introdução em um universo linguístico de uma língua estrangeira. Nesse primeiro momento de aprendizagem dessa língua estrangeira, procura-se dar relevância à aquisição e ampliação vocabular, bem como iniciar a sistematização de noções gramaticais próprias da Língua Inglesa/Espanhola.
  • Aliando a essas relevâncias, o trabalho com a oralidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos. Para tanto, foi selecionada uma diversidade de estruturas orais que variam de palavras com o significado textual até mais elaborados, englobando com isso uma diversidade textual.
  • Dentro dessa proposta em se introduzir o aluno em um novo universo linguístico, o Material Didático proporciona o desenvolvimento de algumas competências que, cuidadosamente, foram adequadas nos livros, considerando-se a faixa etária, as condições encontradas na escola em relação á carga horária disponível para a área de conhecimento, o número de alunos em sala e outras variáveis.

De forma sintética, podemos relacionar as competências em:

  • Competência gramatical: inclui o trabalho com o vocabulário, a pronúncia, a ortografia e algumas questões básicas de gramática;
  • Competência sociocultural: envolve os aspectos culturais de uso de uma língua de maneira significativa, como, por exemplo, os cumprimentos, a forma de se dirigir a uma pessoa, etc.;
  • Competência discursiva: desenvolve trabalho com os diferentes tipos de textos;
  • Competência estratégica: ampliam-se a qualidade e a possibilidade de estratégias comunicativas;

A organização didática desse material foi programada para desenvolver nas crianças a confiança em processos de aprendizagem de maneira estrangeira. É importante que o professor encoraje a interação e atue com flexibilidade e espontaneidade, afim de os alunos internalizarem a idéia de que aprender a língua estrangeira é muito mais uma viajem de que um destino.

Português:

  • Concepção: Mais do que expressão do pensamento ou intrumento de comunicação, no Material Didático Positivo, a linguagem é concebida como produto da interação do sujeito com o mundo e com os outros, como forma de ele compreender e de representar a realidade em que está inserido. Nessa concepção, valoriza-se a qualidade, com ênfase na aprendizagem.
  • Objetivo: Desenvolver a competência linguística, de modo a formar bons leitores e produtores de textos (orais e escritos), considerando o contexto de comunicação.
  • Objeto de estudo: São os conhecimentos linguísticos e discursivos com os quais o aluno opera ao particular das práticas mediadas pela linguagem, ou seja, da realidade representada pelos diferentes textos que circulam na sociedade. As atividades criadas para o estudo da língua oral, escrita e de análise lingüística estimulam o raciocínio, a reflexão, a interação, a criatividade, a criticidade, o espírito e o comportamento cientifico.

Matemática:

  • Para a elaboração do Material Didático de Matemática da Primeira Fase do Ensino Fundamental, partimos do pressuposto de que ela é uma área de conhecimento em permanente construção. Por esse motivo, optamos pela elaboração de um material didático que prime por uma apresentação diversificada tanto dos conceitos quanto dos procedimentos que são abordados no ensino da Matemática.
  • Entendemos que a construção e a representação dos conceitos matemáticos são importantes para que ocorra uma aprendizagem significativa. Esse entendimento nos impulsionou á escolha de uma proposta de ensino que valoriza a resolução de problemas como um dos aspectos relevantes para a aprendizagem dos conceitos matemáticos.
  • Para tanto, as estratégias de ensino foram criadas com o intuito de envolver o aluno em situações nas quais ele necessita estabelecer relações, formular hipóteses e resolver problemas diversos; aspectos estes importantes para a compreensão dos conceitos. Além disso, as situações de ensino enfatizam a representação e a memorização dos referidos conceitos.
  • A seleção e a organização dos conteúdos específicos para cada série priorizam a criação de situações para o desenvolvimento do conhecimento matemático organizado em quatro blocos: Números e operações, Espaço e formas; Grandezas e medidas e Tratamento da informação. Os conceitos envolvidos em cada um desses blocos não foram abordados de maneira isolada. Sempre que possível, foram estabelecidos os vínculos existentes entre esses blocos de conteúdo.
  • Na dinamização da proposta, as situações de ensino foram elaboradas com a intenção de promover a construção dos conceitos e procedimentos, propiciando o desenvolvimento do espírito de investigação, da criatividade, do gosto de aprender, da autonomia e do sentido de cooperação.

Ensino MédioMetodologia Sistema Ari de Sá

Os materiais didáticos do SAS para a Ensino Médio  é a coleções, a saber:

Coleção Integrada - Estendendo-se do 9º ano do Fundamental à 2ª série do Médio;