Ensino Fundamental I – Colégio Conquista

Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano

Nosso conjunto de disciplinas onde alunos se matriculam para aprender!

Pensar: experimentando e agindo

Busca-se a criação de um ambiente cooperativo, no qual as crianças aprendam individualmente e em grupo, com atividades de descobertas, investigações e pesquisas incorporadas ao cotidiano escolar.

Quanto há de água potável no planeta? Peixe dorme? Formiga bebe água? Os soldados romanos eram maus?

No Nível I, as perguntas revelam o olhar limpo da criança, ávida por penetrar os fatos. Cabe à escola, ao adulto, impedir que se coloque nela a lente da indiferença, do estereótipo, do senso comum.

E se… Quanto tempo dura… O que é… Naquele tempo…

As reticências, nessa fase escolar, escondem mundos e a essência do ensino está no educador que, em vez de responder ou ignorar, devolve a inquietação e dá a mão à criança, inquietando-se com ela e criando situações para que ela sinta necessidade de buscar informações e reconstruí-las ou ampliá-las. Pensando, experimentando e agindo, a criança percebe que os modelos trazidos por ela mostram-se insuficientes para explicar um fato, um fenômeno.

É preciso que os conteúdos se apresentem como problemas a serem resolvidos e que as crianças se reconheçam como seres pensantes, que interagem com o mundo que as cerca, lidam com informações e experimentam, desenvolvendo postura crítica e autoconfiança.

Metodologia Sistema Ari de Sá Ensino Fundamental I

Os materiais didáticos do SAS para o Ensino Fundamental I é a coleções, a saber:

Lendo o Mundo – Compreendendo o Ensino Fundamental I;

Escanear o código